Sentido à vida
Como funciona este mecanismo de defesa?
Você já se deparou com alguma situação na qual uma pessoa culpou você por um erro dela, ou até você mesmo projetou suas frustrações em um outro alguém praticamente em modo automático?
Isso é normal para nós seres humanos, já que possuímos um sistema de autodefesa baseado em projeção. Esta projeção consiste em defender o nosso ego das adversidades, fazendo com que alguns sentimentos ameaçadores ou prejudiciais sejam reprimidos e atribuídos a outra pessoa, mesmo sem a nossa plena consciência.
Caso não tenhamos autoconhecimento suficiente para lidar com estas projeções, podemos acabar nos tornando extremamente egoístas e cegos quanto aos nossos processos internos. Muitas vezes ao atribuir a culpa de algum problema a outra pessoa, precisamos parar por um segundo e prestar atenção na situação: veremos que as coisas pequenas e efêmeras que nos afetam são apenas isso, e que na maioria das vezes procuramos afastar essa adversidade para que ela não consiga ferir ainda mais o nosso ego.
O fato que merece nossa atenção é que somos espíritos únicos, e não apenas um “eu” vulnerável às condições externas. Aceitar as situações, independentes de quais sejam, e desenvolver a atenção plena para deixar de lado nosso ego faz com que recebamos os problemas com mais tranquilidade, evitando atribuir sempre ao outro nossos medos e frustrações.
E lembre-se: o universo sempre se encarrega de mostrar-nos quem realmente somos e o que é mais importante para nós. A maneira como lidamos com os desafios da nossa vida deixa claro o quanto somos capazes de perceber e controlar os nossos sentimentos, afinal, ninguém conhece você mais que você mesmo.
Gostou do conteúdo? Indique para um amigo! Caso queira saber mais sobre terapias energéticas acesse a nossa aba de terapeutas aqui no site. Gratidão!