Cuide da sua!



Tudo que vivenciamos e aprendemos na infância fica guardado em algum lugar, e isso influência na nossa vida adulta. O termo criança interior denomina os aspectos infantis de um indivíduo, a síntese de aprendizados e vivências que passamos antes da puberdade. Na psicologia, acredita-se que nossa criança interior age como uma personalidade extra no nosso subconsciente, agindo por trás do nosso eu “maduro” e “adulto”.

A nossa criança interior nos acompanha durante o percurso de toda a vida, influenciando na forma como nos comportamos e pensamos no dia a dia. É como se essa criança representasse a nossa verdadeira essência, que se sente agradada quando fazemos coisas que gostamos (e também quando realizamos atividades que gostávamos na fase infantil). Em casos onde a infância foi abalada por traumas e situações complicadas, os prejuízos podem aparecer posteriormente na vida adulta.


O que fazer quando minha criança interior está ferida?
Conversar com nossa criança interior e ensiná-la a entender as adversidades que ela enfrentou é essencial para curar possíveis traumas. Acolher e aceitar ajuda a alcançar a maturidade espiritual, e assim, é possível liberar-se destas energias negativas que estão interferindo no presente. Isso evita que situações vividas na fase infantil bloqueiem nosso progresso, seja espiritual, profissional ou pessoal.

Alguns gatilhos podem acionar memórias e dores dessa criança, fazendo com que ela se exponha e tome a frente de algumas situações. Portanto, precisamos tentar identificar esses gatilhos e acolher a criança interior, para que nosso eu adulto consiga agir com maturidade. Também podemos utilizar nessas situações algumas frases como mantras, por exemplo: “Você não precisa se preocupar com isso”, “Pode deixar que eu cuido disso” ou “Está tudo bem, confie em mim.”

E lembre-se: cuide da sua criança interior, pois ela, quando em harmonia com o nosso eu adulto, pode trazer entusiasmo, curiosidade, humor e equilíbrio para a nossa vida.


Se gostou do conteúdo, indique para um amigo! Para saber mais sobre diversos assuntos relacionados com saúde mental, terapias energéticas e vida pessoal e profissional, confira outros textos aqui no nosso blog!    

Veja também:

O que faz sentido para você?

Sentido à vida

Leia mais
Ancestralidade

O papel da ancestralidade em nossas vida

Leia mais