Como você se relaciona com sua fé?

Nesta época complicada na qual vivemos, a fé vem sendo algo fundamental para o nosso cotidiano. Por mais que seja comum relacioná-la à religião, a fé não está necessariamente embasada em alguma crença religiosa. Ter fé significa acreditar fortemente em alguma coisa, sem ter evidências de que é real ou verdadeiro. Portanto, ter fé é ter confiança em algo; é acreditar nas energias positivas que tudo vai para dar certo.   
    
Muito além das razões religiosas, a fé pode estar relacionada à razões ideológicas e emocionais, que podem estar ligadas à cultura e ao estilo de vida da pessoa. Fé não demanda evidências concretas, nem materiais, para ser provada ou comprovada. Ela pode vir de sentimentos racionais ou irracionais, conscientes ou inconscientes. 
    
Normalmente, as religiões baseiam a fé em vários dogmas, ou seja, regras pré-estabelecidas que devem ser seguidas de forma regradas e respeitadas. Na prática, a fé religiosa acaba sendo mais guiada, uma vez que essas doutrinas servirão como base. Logo, a fé desprovida de religião é algo muito mais pessoal. É uma prática que transcende essas crenças ou dogmas, pois é uma experiência pautada somente na sua crença individual, determinação e vontade de alcançar um objetivo. 
    
Além disso, por ser mais arbitrária - de uma forma positiva - a fé é compartilhada e repassada de maneiras diferentes. Podemos expor a fé sozinho ou dividi-la com alguém.  Ela pode ser expressada através de mensagens artísticas, por exemplo, como na literatura e na música. 
    
É um exercício que o ser humano pratica desde o início de nossa existência, que foi se modelando no decorrer dos séculos. Além de ser algo presente em todos, a fé é responsável por alimentar culturas no mundo inteiro. Nem todo mundo possui uma religião, mas de uma certa forma todos nós temos Fé dentro de nós, sendo que varia de pessoa para pessoa. No fim das contas, não importa se a pessoa teve ou não seus objetivos alcançados. O que importa é que a fé a manteve determinada durante o dia-a-dia. Como você se relaciona com sua fé? Ela faz parte do seu cotidiano? Conta para gente!

Veja também:

O que faz sentido para você?

Sentido à vida

Leia mais
Ancestralidade

O papel da ancestralidade em nossas vida

Leia mais