Sentido à vida
Como ela pode nos ajudar com nossos relacionamentos?
Constelação familiar consiste em uma prática que busca resolver conflitos familiares através de gerações. A técnica foi criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, e busca identificar possíveis disfunções dentro de um sistema familiar, que atuam inconscientemente nas nossas vidas. A terapia pode ser realizada em grupos ou individualmente, e seu objetivo é perceber dificuldades emocionais de outras perspectivas. Ao mudar a forma como enxergamos um problema, torna-se mais fácil resolvê-lo.
Um dos conceitos mais importantes para o entendimento das constelações familiares segundo, Bert Hellinger são as ordens do amor, que são:
Pertencimento: Todo o membro tem o mesmo direito de pertencer ao sistema, incluindo possíveis familiares excluídos, seja por algum fator de desavença na família, como dependência química ou alcoolismo, eventuais distanciamentos e até falecimento, dentre outros motivos. A harmonia de uma família é abalada quando há exclusão, e este problema deve ser tratado para restabelecer a sintonia do sistema.
Ordem ou hierarquia: Trata-se de entender que os membros que vieram antes têm de ser reconhecidos de acordo com seu lugar. Para manter uma relação saudável no sistema, é necessário respeitar a hierarquia das gerações, evitando que alguns familiares desempenhem um papel que não lhes é cabível. Como, por exemplo, filhon que vira pai do pai.
Equilíbrio: É essencial saber balancear a compensação entre os membros do sistema: dar e receber na mesma intensidade. O equilíbrio entre crédito e débito na visão de Hellinger é fundamental para estabelecer relações saudáveis.
Ao conhecer os fatores que podem estar adoecendo as relações em qualquer um destes três pontos, fica mais fácil compreender e curar os nossos relacionamentos, não só na família, mas em diversos aspectos da vida, como problemas financeiros e dificuldades em vínculos afetivos, por exemplo.
E afinal, como funciona uma sessão de constelação familiar?
A técnica pode ser realizada em grupo ou individualmente, como citado anteriormente. Na terapia de grupo, são convidadas pessoas para representarem determinadas pessoas ou assuntos na vida do cliente. Ao serem posicionadas frente às outras, expressam sentimentos e realizam ligações entre pontos de possíveis problemas pessoais, resultando em insights sobre a própria trajetória. Ainda existem variações da constelação familiar, como a terapia individual que utiliza pontos âncora (marcações no chão) ou bonecos para o cliente se expressar.
A Constelação Familiar foi idealizada para ajudar no autoconhecimento, cura mental e espiritual, podendo resultar em outros benefícios colaterais. A técnica não deve substituir a medicina tradicional ou sessões com psicóloga ou psicoterapeuta, já que foi criada para complementar estes tratamentos, mas certamente é uma ótima opção para tratar de problemas na trajetória de um indivíduo e sua família.
Quer saber mais sobre esta e outras terapias? Entre em contato conosco ou acesse a página “terapias” aqui no nosso site. Seremos gratos em compartilhar com você a nossa rede de amor e autoconhecimento!