Sentido à vida
Como saber se alguém está me prejudicando?
Ao longo da nossa vida pessoal e profissional, temos que lidar com diversos tipos de pessoas, e é muito importante saber respeitar diferenças e perceber que nem todo mundo concordará com você. Porém, algumas pessoas mostram-se altamente tóxicas nessas relações, sugando sua energia e fazendo com que você se sinta mal e até adoeça por conta delas. Você sabe como identificar este tipo de pessoa? Preparamos uma lista com os pontos mais comuns deste perfil, confira:
1. Gostam de ser vistas como vítimas
Em qualquer ocasião, as pessoas tóxicas procuram parecer sempre as que são mais prejudicadas. Elas nunca admitem os próprios erros e sempre procuram alguém para culpar, além de sempre buscarem ser o centro das atenções.
2. São negativas quase o tempo todo
Essas pessoas vivem desconfiadas de tudo, desmerecem tudo que os outros fazem e criticam com frequência. Também gostam de transparecer que “o mundo está contra elas” para não assumir os próprios erros. Além disso, sentimentos como inveja, ciúme e orgulho são comuns neste perfil.
3. Não aceitam opiniões alheias
Discussões são comuns na nossa vida, afinal, cada ser humano tem suas particularidades que o fazem único, e as opiniões não são (e nem devem ser) iguais. Pessoas tóxicas não aceitam isso e quando contrariadas, tentam levantar a voz para afirmarem sua verdade sem escutar o outro.
4. São extremamente egoístas
Para uma pessoa tóxica, a única coisa que importa é inflar o próprio ego, contando vantagem e exaltando as suas qualidades. Ainda gostam de ignorar e desmerecer as conquistas dos outros, pois se sentem ameaçadas com o sucesso alheio.
5. Nunca se desculpam
Pedir perdão é um exercício de empatia e humildade, muito importante para a nossa evolução pessoal. Quando se trata de uma pessoa tóxica, é comum ela inventar situações e distorcer os fatos para evitar assumir os erros e pedir desculpa, afinal, na sua mente, ela está sempre certa.
6. São manipuladoras
Utilizam seu poder de persuasão para convencer as pessoas a realizarem seus desejos e forçam a intimidade para conseguir o que querem, manipulando todos que cruzam seu caminho. Também são praticantes da difamação, falando mal de tudo e todos pelas costas.
Ao identificar estes fatores (que são apenas alguns deles), o melhor a fazer é afastar-se. Muitas vezes, devido às relações de trabalho ou círculos de relacionamento, somos obrigados a conviver com essas pessoas. O melhor a fazer nesse caso é exercitar a paciência e não se deixar levar pelo caráter manipulador dessas pessoas.
Gostou do texto? Compartilhe com um amigo e ajude-nos a criar nossa rede de amor! Se quiser saber mais sobre diversas terapias energéticas que ajudam você a lidar com os desafios da vida, acesse