Como podemos ajudar nossas crianças?

        
A pandemia e o isolamento social afetam bastante a saúde física e mental das crianças. Mais do que isso, afetam a criação e o relacionamento delas com o mundo externo. Se deve ser difícil para os adultos se adaptarem a essa vida de pandemia, imagina para os pequenos que estão em fase de desenvolvimento emocional e agora precisam lidar com uma experiência tão complicada. Estudos realizados na China indicam efeitos psicológicos nas crianças nesta fase de pandemia. A pesquisa cita sentimentos como dependência excessiva, desatenção, agitação, falta de sono, irritabilidade, falta de apetite, dentre vários outros.
        
Não conseguir ir à escola, brincar com os amigos, visitar a família, praticar atividades ao ar livre, o aumento da exposição às telas, são algumas das coisas que prejudicam o psicológico das crianças. Nessa época conturbada, procuramos cuidar da nossa saúde mental para que possamos sobreviver ao dia-a-dia com mais autocontrole, inteligência emocional e paz de espírito. Por isso, recorremos ainda mais a métodos que ajudam a mente como as sessões com psicólogos. Fora as terapias convencionais, métodos alternativos estão com alta procura como a terapia energética, prática que trabalha o campo energético do ser humano, recuperando e fortalecendo a energia perdida durante o dia.

Indicada pelo SUS e pela OMS, a terapia energética traz benefícios psicológicos e físicos para quem pratica. Portanto, é uma ótima forma para as crianças lidarem com os sentimentos causados pelo confinamento em casa. Assim como os adultos, as crianças também possuem emoções conflitantes, e muitas vezes não conseguem distinguir. É importante incentivá-las a se conhecerem melhor, se valorizarem, entenderem quem elas são. Esse é o papel da terapia energética para as crianças. É ajudá-las a reconhecerem seus sentimentos e a lidarem da melhor maneira possível.

Além disso, emoções como ansiedade, insegurança, desconforto, agitação e todas as outras geradas pelo isolamento, são ressignificadas e transformadas em ações positivas do cérebro. Melhora do sono, mais tranquilidade e foco na hora das atividades, equilíbrio dos sentimentos e uma melhor maneira de lidar com mudanças, medos e perdas, coisas que estamos lidando frequentemente nesses tempos de isolamento.

Veja também:

O que faz sentido para você?

Sentido à vida

Leia mais
Ancestralidade

O papel da ancestralidade em nossas vida

Leia mais